Make your own free website on Tripod.com
Curiosidades

  Os bettas que encontramos atualmente foram desenvolvidos pelo homem a partir de uma forma selvagem, que possui o corpo amarelado com reflexos cintilantes e 3 faixas horizontais escuras.

  O macho, além de maior que a fêmea, apresenta as nadadeiras mais longas e colorido mais forte; sua cauda é arredondada e voltada para baixo. Um betta adulto mede de 5 a 7 cm e vive  aproximadamente 2 ou 3 anos.

O Combate: Nas lutas, as cores dos machos ficam muito intensas. Um investe contra as nadadeiras do outro e, se não forem separados, com certeza um deles morrerá.

Acasalamento: O macho constrói o ninho de bolhas e, conduzindo a fêmea para debaixo dele envolve-a num "abraço" onde os óvulos são expelidos e fertilizados ao mesmo tempo. Após cada desova o casal "desfalece" por alguns instantes, enquanto os ovos caem. O macho se "recobra" e vai resgatar os ovos antes que cheguem ao fundo, (algumas fêmeas ajudam nessa operação) "cuspindo-os" no ninho de bolhas. Uma vez terminada toda a desova a fêmea é afastada.